Inverno com 124 tucunarés na Pousada Estância Zé Tacca (agosto/22)

Fala pessoal! Depois de alguns bons meses sem pescar, fui eu e o amigo Paulo para um dos lugares que mais gosto, a Pousada Estância Zé Tacca, em Anaurilândia/MS, nas margens do rio Paraná, Represa Sérgio Motta.

Pescaria marcada para os dias 1 e 2 de agosto de 2022, chegamos no dia 31 de julho na parte da tarde.

O ambiente rural e familiar da Estância Zé Tacca é o que me faz gostar tanto de lá, local perfeito para se conectar com a natureza e desconectar da inquietação da cidade e da rotina. Acordar com o galo cantando, muitos animais, pousada a metros do rio, noites com céu estrelado e pôr-do-sol fascinante, e além e tudo isso, região de pesca com muita estrutura natural e tucunarés em abundância.

Para passar o tempo, fomos brincar no tanque de peixes da pousada, que serve para abastecer o restaurante, não tirando peixes do rio e também para a pesca esportiva. Fisgamos muitos pacus, pintados e tilápias, muito divertido!

A noite fizemos aquele churrasco na varanda do chalé, arrumamos as tralhas e preparamos para a pescaria do dia seguinte. Mesmo com a chegada de uma frente fria com muito vento nos dias anteriores, quando chegamos o tempo já tinha estabilizado, friozinho normal para a época de noite e pela manhã, mas predominando o sol, com calor e pouco vento durante o dia. As notícias eram boas, mesmo com os tucunarés azuis meio ‘’sumidos’’ por ainda estarmos no inverno e com água bem gelada, os amarelos estavam saindo em grande quantidade de ações e com sorte os azulões apareciam, isso já anima muito!

Primeiro dia de pesca:

Entramos na água por volta de 08:30 da manhã, com o guia Danilo, excelente profissional e amigo de anos de pescarias por lá.

O vento soprava um pouco, por isso ele preferiu começar nos locais mais afastados da margem, nas pauleiras e galhadas com fundo de algas, em volta da ilha. Já começamos os primeiros arremessos com ação e antes das 10:00h da manhã já tínhamos mais de 15 tucunarés contados. Os peixes estavam encardumados e muito ativos, porém peixes menores. Em um local mais fundo resolvi colocar uma isca bem barbeluda, a Vision R+2, para arriscar e deu certo, muitas ações e ainda entrou o azulão, meu troféu da pescaria capturado logo no começo da pescaria.

Soltura:

Demos uma arriscada nas margens da ilha mas o peixe ainda não estava ativo nessa estrutura mais rasa, precisava esquentar mais e parar o vento, voltamos para os pontos mais afastados e acertei mais um bonito azul:

Aquele ventinho chato continuou na parte da tarde, mas o sol esquentou bem e voltamos para os locais rasos, tiramos as iscas de meia água com barbelas e colocamos as iscas de superfície e pequenos jigs, para pescar na beira dos capins e sob as algas em estruturas rasas.

As ações aumentaram bastante e amarelos como esse pegamos muitos:

Um bonito tucunaré azul explodiu quatro vezes no stick do parceiro até pegar, cena de ficar na memória. O peixe foi para o enrosco, quebrou a garatéia mas saiu para a foto, azulão embarcado, troféu do Paulo:

Soltura:

Finalizamos o dia com boas ações na superfície e 57 tucunarés embarcados, contados um a um pelo guia Danilo.

Pôr-do-sol para encerrar esse dia abençoado:

Segundo dia de pesca:

O dia começou com pouco vento e mais calor que no dia anterior, e o guia Danilo resolveu iniciar nos pontos afastados da margem, onde teve muita ação no primeiro dia, mas por algum motivo os peixes não estavam ativos ali. Encostamos nas beiradas e as ações aumentaram, mas não no frenesi do dia anterior, alguns peixes na superfície, porém a maioria no jig.

Estrutura de pesca nas margens da ilha:

Na hora que o vento parou mesmo, e o sol esquentou de vez, que foi a partir das 15h, aí foi com certeza uma das melhores pescarias que já fiz com iscas de superfície na região. Pescamos somente na superfície os tucunarés estavam muito ativos, a maioria tucunarés amarelos de bom porte, alguns bem grandes. Achamos cardumes onde cada arremesso era uma ação, diversão garantida!

Tiramos poucas fotos para aproveitar os cardumes e porque eram muitos peixes do mesmo padrão de tamanho.Paulo pegou muitos amarelões:

Dublês foram muitos!

Os grandes azulões não apareceram, mas terminamos o segundo dia com 67 tucunarés capturados, a maioria de bom porte, com muita agressividade na superfície e nas brigas. Realmente um dia incrível de pesca.

Encerramos a pescaria de dois dias com 124 tucunarés embarcados em dois pescadores (o guia Danilo não pescou), entre eles muitos amarelões na superfície, e dois grandes tucunarés azuis! Detalhe, em pleno inverno! Uma das melhores pescarias que realizei na Estância Zé Tacca.

Agradeço ao guia Danilo pelo profissionalismo, empenho e pela amizade de sempre, ao amigo Paulo pela parceria na viagem, ao proprietário Fernando por nos receber com muito carinho como sempre, e a Deus por esses dias abençoados e inesquecíveis por lá.

Equipamentos:

Varas: Redai Black Mamba de 12, 14 e 17lbs 6’0

Linhas: Multifilamento 30lbs 0.28mm e leader de fluorcarbono 30lbs / 0.52mm

Iscas: Bonnie 85, Zig Zarinha 90, Jumpin Minnow T10, Jig MD 10g, Jig Lori 12g, Killer 98 e 115 e Vision Oneten R+2.

Pousada Estância Zé Tacca:

Telefone / Whatsapp: (67) 99917-8465 – Fernando

Muito obrigado a todos e até a próxima História de Pescador!