O preservado Rio Xeruini – Roraima (fev/2023)

Fala pessoal! A pescaria na Amazônia da temporada 2022/23 aconteceu em fevereiro, em um destino novo para mim, o rio Xeruini, em Roraima.

Afluente do rio Branco, e que recebe indiretamente água do rio Negro, o Xeruini é um rio de águas escuras, com uma imensidão de lagos, ressacas e igarapés e que habita grandes tucunarés açu. A pesca nele ocorre graças ao acordo legalizado de turismo sustentável da operação Vilanova Amazon, junto à comunidade Terra Preta e todos os órgãos competentes. O rio faz parte de uma reserva e área de proteção ambiental e a melhor região de pesca dele é exclusiva do operador licenciado. Isso é, rio extremamente preservado!

A viagem aconteceu entre os dias 11 a 19 de fevereiro de 2023. Como tínhamos uma pernoite em Manaus/AM antes de decolar para a pescaria, resolvemos, eu e o parceiro Sergio, antecipar a ida para ter um dia livre na capital amazonense. Valeu muito a pena pois fizemos um passeio pelo rio Negro, passamos pelo encontro das águas do Negro com o Solimões, realizamos a pesca artesanal de pirarucus, almoçamos em um restaurante flutuante regional, visitamos uma aldeia indígena com vários animais, e ainda nadamos com os botos em seu habitat natural, experiência incrível!

Visita a aldeia indígena próxima de Manaus. Um clique após assistir o ritual dos índios.
Animais na aldeia: bicho-preguiça, jacarés, macaco, cobras (Jibóia e Sucuri).
Nadando com os botos em seu habitat natural, no rio Negro.

A noite saímos jantar e tomar umas geladas na Cachaçaria do Dedé, encontramos os amigos Umberto e Juninho.

No domingo pela manhã, transfer para o aeroclube e de lá vôo fretado com destino a comunidade Terra Preta, dentro do rio Xeruini.

A imensidão da floresta amazônica.
Rio Branco e seus afluentes.
Pista de pouso de grama na comunidade Terra Preta, rio Xeruini em Roraima.

De lá, 5h de navegação de barco-hotel subindo o rio até o camp. Muita resenha, cerveja e drinks para curtir o último trecho da viagem.

O americano Aidan mostrando as iscas de fly que ele mesmo faz.

Devido as fortes chuvas na temporada, o rio Xeruini estava bem alto para a época, quase não haviam praias e barrancos e tinha muita água para dentro da mata.

Enfim chegamos no Xeruini Lodge!

Camp de selva com todo conforto que o pescador precisa!

Barracas duplas espaçosas com ar condicionado e camas grandes, banheiros externos com ótimo chuveiro e pias, área de bar com televisão, refeitório amplo, internet Wi-fi via satélite, além de gerente, cozinheiro, garçom, barman e serviço de lavanderia. Isso ás margens da melhor área de pesca do exclusivo rio Xeruini, lar de grandes tucunarés açu!

No dia da chegada arrumamos as tralhas, conhecemos a equipe do camp e durante o jantar tivemos o sorteio dos guias. Eu e o Sergio fomos sorteados com o guia Raison, já tinha escutado falar muito dele, inclusive foi com ele que saiu o maior peixe capturado até hoje no Xeurini Lodge, peixe acima dos 90 cm. Uma raridade, mas existe! Já os peixes acima de 80cm, que não são fáceis, mas costumam aparecer, principalmente quando a condição das águas é favorável.

Guia Raison.

Primeiro dia de pesca:

Reforçamos no café da manhã e saímos para o primeiro dia de pescaria. Navegamos para baixo do camp por cerca de 30 min e entramos em um lago, mesmo muito cheio, o guia Raison alertou que era local de peixe grande.

Batemos isca por quase 1h e nada de peixe, eis que o Raison olhou para minha caixa e pediu para eu tentar com uma T20 branca de cabeça vermelha. Despretensiosamente coloquei a isca e após poucos arremessos, praticamente do lado do barco um peixe enorme rebojou por baixo e logo em seguida explodiu, praticamente na hora de tirar a isca da água, porrada incrível! O peixe pegou longe do barranco, ele até tentou tomar linha até a margem mas o guia puxou o barco mais para o meio e a briga foi longe e no limpo!

Peixe embarcado! E foi a primeira vez que isso me acontece, o primeiro peixe da pescaria é logo o meu maior troféu da viagem! Impressionante, tucunaré açu de 78 cm.

Vídeos de parte da briga e da soltura:

Eu já estava realizado, logo na primeira manhã de pesca, primeiro peixe um grande tucunaré açu, na superfície! Continuamos a pescaria mas não estava nada fácil, tivemos algumas ações de peixes pequenos como paquinhas e borboletas. Paramos para o churrasco no barranco.

Para quem curte o assado na margem, o almoço é excelente, além das carnes, têm arroz, farofa e salada.

Na parte da tarde pegamos alguns peixes, mas quase nada digno de foto, só esse registro do Sergio.

O Aidan, que pescou exclusivamente de fly, pegou muitos peixes em quantidade e bom tamanho.

Segundo dia de pesca:

No segundo dia pescamos acima do camp.

Começamos o dia tendo boas ações de tucunarés paca.

O Sergio acertou seu primeiro grande tucunaré açu da pescaria, pancada na superfície! Obrigou o guia Raison a mergulhar e ir atrás do peixe que se enroscou.

Na parte da tarde tomamos muita chuva! As ações diminuíram, mas no fim do dia nos divertimos com um cardume de pequenos tucunarés.

Terceiro dia de pesca:

Por volta das 4h da manhã começou a chover forte e não parou mais, saímos quando deu uma leve diminuída, por volta das 07h! Com a informação de que os barcos que foram para baixo no dia anterior pegaram mais peixe, descemos até a região das queimadas. Local com muita estrutura de galhadas e pauleiras e muito desafiador de pescar!

Muita chuva pela manhã.Antes de chegar nas queimadas, entramos em um lago central e tivemos boas ações de peixes menores e eu ainda perdi dois peixes grandes fisgados, um deles saltou e era um bonito açuzão. Faz parte!

Sergio com um briguento tucunaré paca.

Estruturas de pesca, nas áreas de queimada do Xeruini.

Neste dia tivemos muita ação, peixes ativos! Pacas e borboletas foram vários.

Açuzinho.

Perto da hora do almoço, arrastando isca de hélice, eu tive uma das cenas de tucunaré mais impressionantes que já vi até hoje. Já próximo ao barco, o açu explodiu três vezes na isca jogando ela para cima, na quarta ele deu um salto de ponta inteiro fora d’água e caiu de boca na isca, de cima para baixo, pegou e saiu tomando linha, confirmei o peixe, briguei um pouco e simplesmente escapou. Era um grande açu que infelizmente não saiu para a foto, mas da cena eu nunca vou me esquecer!

O Sergio tirou um bonito tucunaré açu que novamente obrigou o Raison a mergulhar entre as galhadas.

Eu ainda tive mais duas chances de peixes grandes, em uma o peixe levou a isca para a estrutura, enroscou a garatéia e acabou se soltando. E na outra, optando por açus grandes perdidos no dia, azar!

Encerramos o dia animados pois os tucunarés estavam mais ativos e tivemos muita ação, melhorando a cada dia de pesca. Perdi vários peixes grandes mas a cena das porradas na superfície e a adrenalina em cada fisgada fazem valer mesmo quando eles não saem para a foto!

Quarto dia de pesca:

Retornamos para a mesma região do dia anterior, nas queimadas. Pela manhã por lá pegamos peixes pequenos e não achamos os grandes açus, mas fisguei esse grande tucunaré paca com quase 70 cm!

Sérgio:

Na parte da tarde em um lago o Sergio resolveu insistir na hélice e acertou o seu troféu do dia. Uma pintura de tucunaré açu! Engoliu a isca de 13 cm:

Acertei esse açu que já merece foto.

E outro peixe bom encharutou a isca (T20 prateada).

Bonito açu.

Fim de mais um dia!

Quinto dia de pesca:

Seguimos pescando para baixo do camp, na região mais larga e com mais lagos. Pela manhã boas ações, mas nada grande deu as caras.

Na parte da tarde entramos em um lago gigantesco. Lá fui presenteado com um lindo tucunaré açu com tons de paca, chamado de paca-açu. Mais um troféu ”70up” do rio Xeruini.

Soltura:

No fim do dia achamos um cardume enorme de tucunarés menores, foi uma festa!

A noite teve um luau na praia em frente ao camp. Churrasco e drinks, bom demais!

Sexto dia de pesca:

No último dia ficamos nos lagos, e o rio Xeruini têm muitos e imensos! Pode pescar por muitos dias por lá que você não conhece todos.

Nesse dia o Sérgio acabou perdendo dois peixes grandes que levaram a isca na estrutura. Eu dei sorte de embarcar dois troféus. O primeiro acima de 70 cm do dia:

Soltura:

E o último peixe da pescaria, outro belo açu, esse com 76 cm. Que pancada e que briga!

Por incrível que pareça, os meus dois maiores peixes da pescaria foram o primeiro e o último. O de 78 cm foi o primeiro peixe na primeira manhã e esse de 76 cm foi o meu último peixe no fim da tarde do sexto e último dia.

E assim encerramos essa pescaria espetacular nesse magnífico rio chamado Xeruini. Local exclusivo, preservado e que, mesmo com o rio bufando de água, saíram bons peixes e tivemos muitas ações, 100% com iscas de superfície! Saíram bons peixes no grupo e o maior da semana foi capturado pelo pescador Nico, com 82 cm.

Agradeço a Deus pelo privilégio de pescar na Amazônia, aos amigos do grupo em especial ao Sergio meu parceiro de pesca, e a toda equipe Vilanova Amazon pelos excelentes serviços prestados ao longo da semana.

Quer pescar no rio Xeruini? Só clicar no botão do whatsapp e me chamar!

Equipamentos:

Varas Redai Black Mamba 6’0″ 20 e 25lbs.

Carretilhas de perfil baixo com linhas multifilamento 50 e 65lbs e líder de fluorcarbono de 50 e 60lbs.

Iscas: Sará Sará 120, Jumpin Minnow T20, Vaprax, Bonnie 107, Spitfire 120, Rip Roller 5.25.

Muito obrigado a todos e até a próxima História de Pescador!

2 comentários em “O preservado Rio Xeruini – Roraima (fev/2023)