Retornando ao Pesqueiro Terra da Gente (maio/2020)

Fala pessoal! Depois de um bom tempo sem ir, retornei ao Pesqueiro Terra da Gente. A última vez que eu tinha visitado o Terra, foi em janeiro de 2018! Fiquei mais de dois anos sem pescar por lá. Aproveitando a lembrança, algumas fotos dessa última pescaria, já que não tinha postado aqui no site:

Dessa vez, fui com os amigos Jun e Carlão. Saímos de Londrina/PR por volta das 17h do dia 4 de maio/2020. As 19h já estávamos pescando e iniciando a noturna.

Pesqueiro Terra da Gente – Reprodução: Tineu Imagens Aéreas

Nos primeiros arremessos, Jun e Carlão já fisgaram tambacus pequenos e médios, utilizando montagens na superfície com e.v.a’s (anteninha e robôzinho). Eu armei as varas de bóia torpedo e fundo, e logo no começo da noite, fisguei um belo tambaqui no fundo, capturado pelo rabo, uma baita sorte!

E tivemos muitas ações durante a noite, Jun e Carlão ficaram se divertindo na cevadeira e capturaram alguns tambacus porém nada grande. Eu capturei tambacus na cabeçinha de tilápia, no pão (levei poucos, me arrependi) e também no fundo com mussarela, assim fisguei uma bonita Pirarara:

Começou a ficar tarde e esfriou muito, terminamos a noite no lago de cima e capturamos algumas pirararas antes de dormir, não tiramos fotos. No outro dia bem cedo estávamos na beira do lago, mesmo com um frio de tremer! Além da baixa temperatura, o pesqueiro estava cheio, o que poderia dificultar ainda mais a nossa pescaria. Primeiro peixe do dia, um tambaqui de bom porte:

Há um ano e meio, o proprietário Almir, soltou algumas dezenas de Pirarucus no lago principal, buscando controlar as tilapinhas que são muitas e também aumentar a diversidade de espécies esportivas no local. O pirarucu é um peixe que necessita do oxigênio e sobe para respirar na superfície o dia todo. Armei uma vara com uma bóia guia grande e uma tilapinha viva, e arremessei algumas vezes onde o pirarucu respirava, sem sucesso, mas de tanto insistir, uma hora ele viu a isca e abocanhou, fisguei com a vara na mão e o peixe tomou muita linha e saltou duas vezes somente com a cabeça para fora, que briga! O gigante saiu para a foto:

Aproveito para alertar que o pirarucu é uma espécie que precisa de um cuidado maior, tirar foto, sempre agachado, o mais rápido possível e soltá-lo pois é um peixe frágil e sensível. Usar anzóis circulares ou ”wide gap” para diminuir o risco de engolir o anzol, pois ele come por sucção. Peixe liberado e continuamos a nossa pescaria.

As ações dos tambas estavam tímidas então resolvemos subir no lago de cima para brincar com as pirararas e almoçar. Foram várias piras em menos de uma hora!

Na parte da tarde esquentou um pouco e os tambacus começaram a dar as caras:

Logo após o peixe acima, fisguei outro do mesmo porte, que me deu um baile fora d’água e conseguiu voltar para o lago sem sair na foto. Jun acertou um belo tambacu ”brancão”:

Perdi um peixe que saiu tomando linha, enroscou na linha de quase todo mundo e escapou, devia ser grande! Mas no fim da tarde fui recompensado com um grande tambacu que brigou demais!

E assim finalizamos nossa pescaria no Terra da Gente. Com o frio e pesqueiro cheio durante o dia, não tivemos tantas ações como de costume, mas capturamos belos peixes nesse local que sempre nos reserva boas capturas!

Equipamentos:

Varas Redai Viking 20-40lbs 8′ – 2,40m (protótipos) e carretilhas com linhas 0.37mm de monofilamento.

–  Bóia torpedo com iscas naturais como cabeçinha de tilápia e minhocossú durante a noite e o dia.

– Fundo com cabeçinha de tilápia ou mussarela (durante a noite e de dia no lago de pirararas)

– Cevadeira com anteninha ou robôzinho (dessa vez funcionou somente a noite).

Pesqueiro Terra da Gente

Rodovia SP 457 Km 45 – Rancharia/SP

Telefones: (18) 5704-772 e (18) 99134-4191 – Almir

Muito obrigado a todos e até a próxima História de Pescador!