Tucunarés azuis e amarelos da Represa de Chavantes (agosto/2020)

Fala pessoal! No sábado (15/08/2020), marquei uma pescaria bate-volta com o guia de pesca Thiago Aguera, na Represa de Chavantes, que fica na região de Ribeirão Claro/PR e Carlópolis/PR.

A represa é banhada pelas águas do rio Paranapanema e é a única do estado do Paraná que tem em abundância o tucunaré azul. São comuns, mas já considerados troféus, exemplares com tamanho entre 45 e 50 cm. Com certa frequência aparecem exemplares acima dos 50 cm de comprimento. 

Combinei com o Thiago e saí de Londrina/PR por volta das 5:30 da manhã e após 180km e duas horas de viagem eu já estava na cidade de Ribeirão Claro/PR onde parei para tomar um café da manhã.

Próximo da cidade fica a Marina onde sairíamos para pescar, porém logo na chegada o tempo fechou e veio um temporal daqueles com muita chuva, frio e vento.

Esperamos o vento diminuir e por volta das 9h embarcamos na lancha do Thiago para começar o dia de pesca mesmo com as condições mais desfavoráveis possíveis, com água gelada, muito vento e chuva.

A Represa de Chavantes é cheia de braços, ilhas, algueiros, galhadas e capim nas margens, locais muito propícios para os tucunarés amarelos e azuis, além de ser muito linda, com muitas montanhas.

Sobre a pescaria, tivemos boas ações até 12:30 e depois das 16h. Capturamos 28 tucunarés com destaque para quatro peixes entre 39 e 42 cm. Os outros em sua maioria tinham medida e também saíram alguns tricks.

Thiago abriu a conta no popper:

Outro peixe rebojou no popperzinho dele e joguei o shad atrás e entrou o meu primeiro tucuninha:Logo depois achamos um ponto com muita ação, capturamos vários amarelos que nem saíram para a foto. Mas registramos alguns:

Obs: Todos os peixes soltos:

Arremessando o jig por cima das algas e com a isca já bem próxima ao barco, avistei um azulão grande, provavelmente acima dos 50cm, atrás da isca, ele deu uma espantada nela, viu o barco e sumiu! Mas logo depois acertei um amarelão de respeito!

As ações deram uma parada e entre um peixinho ou outro o Thiago acertou um bonito tucunaré azul:

E pouco depois, mais um azul que brigou bonito  na vara Redai Black Mamba Second Generation 12lb 6’0:Após alguns amarelos e azuis menores, no último arremesso da pescaria capturei um tucunaré azul digno de um registro:

As 18h encerramos o dia, que mesmo com muito vento, chuva e frio, foi bem produtivo, em breve voltarei em época e com melhore condições para ir atrás dos grandes azuis da região!

Fica aqui meu agradecimento ao guia Thiago Aguera pela pescaria que foi muito divertida. Recomendo!

Equipamentos:

– Varas Redai Black Mamba Second Generation 12lbs 6’0.

– Carretilhas pequenas com linha multifilamento 20lbs e leader de fluorcarbono de 20lbs.

– Iscas: Sasuke 95, Jig braguinha de 10g, Spinners pequenos, Shad Pure Strike de 11cm (somente com o anzol off set). Thiago levantou alguns peixes na Pop Queen 50 (eu insisti mas não tive ações na superfície, acredito que devido as condições desfavoráveis do dia).

Celular / Whatsapp: (43) 99159-1447

 

Muito obrigado a todos e até a próxima História de Pescador!

Compartilhe essa História

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com o João!